O NOSSO MODELO

Esquema joblabfinal2

O modelo de trabalho JobLab está organizado em 4 componentes – Descobre-te, Foca-te, Prepara-te e Move-te – que, articuladas entre si, vão ajudar a acelerar o teu processo de obtenção de emprego, na área com a qual te identificas e para a qual possas mobilizar o teu valor!

Tempo de insercao

Tempo (re)inserção no mercado de trabalho

Diminuir o tempo entre o momento da intenção de agarrar um (novo) desafio profissional e a sua concretização

Qualidade da insercao

Qualidade da (re)inserção no mercado de trabalho

Relação da atividade profissional com a formação académica / conhecimentos e competências que já possuis (as tuas forças ou pontos fortes) e com os teus interesses e perfil individual.

#1 Descobre-Te

O primeiro passo para o sucesso profissional começa contigo: o autoconhecimento é fundamental, porque somos todos diferentes! E só compreendendo essas diferenças é que vais conseguir compreender quais as atividades profissionais que melhor se encaixam no teu perfil comportamental e, claro, isso vai ajudar-te a fazer as escolhas profissionais mais acertadas. A realização profissional é um resultado direto do conhecimento pessoal.

#2 Foca-Te

B - FOCA-TE COMO ALCANÇAR OBJETIVOS DE CARREIRA

Com a ansiedade de conseguir rapidamente um novo emprego, a verdade é que quem se está a candidatar normalmente recorre ao envio massivo de candidaturas, algumas sem qualquer critério ou personalização. O que costuma acontecer? Nada! Precisamente porque muitas dessas candidaturas não se destacam e são descartadas numa fase muito inicial do processo de seleção e o candidato nunca é contactado. É por isso que a maior parte dos processos de aproximação ao mercado de trabalho falham! Falta foco. Ou seja: é crucial aprender a segmentar o mercado e definir um objetivo de carreira, percebendo onde e com quem queres trabalhar, tendo como referência o que gostas de fazer e o que sabes fazer bem.

#3 Prepara-Te

A integração no mercado de trabalho requer autoconhecimento, foco e preparação! E se ainda não te apercebeste, ficas já a saber que a procura por novos desafios profissionais começa precisamente contigo e com o teu próprio branding pessoal: nos dias que correm, a tua postura offline é tão importante quanto a tua presença online… mas não só! É fundamental conheceres os diferentes contextos profissionais, as empresas, o que se espera dos candidatos e articular tudo isto com o que tens para oferecer (a tua proposta de valor pessoal). E se, associado a tudo isto souberes como se desenrolam os processos de recrutamento e seleção (sim, porque ainda há a ideia de que os empregos que existem são os que se divulgam!) vais preparar a tua abordagem ao mercado de trabalho como deve ser. Antecipar o sucesso é meio caminho andado para o concretizar!

#4 Move-Te

Depois de muita preparação prévia, chegou o momento de agires. Esta etapa do modelo JobLab implica reunir um conjunto de ferramentas em torno do autoconhecimento, do foco e do planeamento e ir ao encontro do mercado de trabalho com todas os objetivos alinhados, desde o envio de uma candidatura original à apresentação presencial na entrevista de emprego. No fundo, vais ter na mão estratégias que permitirão criar um impacto significativo da tua candidatura ou abordagem ao potencial empregador .

Mantém-te atualizado sobre as nossas atividades.

Recebe a nossa newsletter.