Sabias que, apenas, cerca de 13% dos profissionais, a nível mundial, estão verdadeiramente comprometidos com a sua atividade e contexto profissionais? (Fonte: Gallup Institute).

Estes resultados estão também associados às escolhas profissionais que as pessoas fazem, nem sempre conciliadas com o seu perfil e interesses.

Esquema joblabfinal

O JobLab é muito mais do que um programa que ajuda a elaborar um CV e preparar para uma entrevista de emprego. A aproximação ao mercado de trabalho é um processo que inicia muito antes e que deve seguir um conjunto de fases bem delineadas.

São 4 etapas, que vão desde o autoconhecimento (onde te conhecerás melhor), passando pela definição de um objetivo poderoso (foco), pela preparação e, finalmente, pela abordagem direta ao mercado de trabalho.

Descobre-Te

Nesta componente, vais descobrir o teu perfil comportamental e compreender quais os tipos de atividades profissionais mais congruentes com o mesmo.

Vais poder utilizar a ferramenta de avaliação de perfil comportamental DISC,  a mais utilizada pelas empresas e organizações em todo o mundo.

Porque é que é relevante esta etapa no JobLab? Cada um de nós tem diferentes características. Quanto melhor conheceres o teu perfil comportamental, mais acertadas serão as tuas escolhas profissionais, o primeiro passo para uma transição para o mercado de trabalho bem sucedida.

Foca-Te

Focar

A maior parte dos processos de aproximação ao mercado de trabalho falham pela falta de foco. Com a ânsia de obter resultados rapidamente , os candidatos a emprego recorrem à massificação de candidaturas, algumas delas sem qualquer critério. Muitas dessas candidaturas são descartadas numa fase muito inicial do processo de seleção.

No JobLab, vais aprender a definir um objetivo de carreira, com base na segmentação de mercado (pela Árvore de Possibilidades Profissionais), tendo em consideração o teu perfil comportamental.

Vais, ainda, aprender técnicas que te ajudarão a manter o foco e a identificação com o objetivo, potenciando fortemente o seu alcance.

Prepara-Te

Muitos pensam que o processo para encontrar um emprego passa por elaborar um CV, enviar candidaturas e, se tudo correr bem, esperar para ser chamado a uma entrevista de seleção.

Depois, ficam surpreendidos por nunca ou raramente serem chamados para uma entrevista ou, quando são, não serem selecionados para o lugar.

Ter eficácia neste processo exige uma grande preparação,  no que se refere ao contexto associado ao objetivo definido, bem como em relação à nossa presença na internet. Provavelmente sabes que umas das atividades mais familiares para um recrutador nos tempos que correm está associada a “googlar” o nome do candidato.

Nesta etapa, vais aprender como recolher e analisar informação relevante e, mais do que isso, vais ficar capacitado para a usar convenientemente no processo de aproximação (candidatura) ao contexto profissional. Vais aprender ferramentas usadas em coaching e programação neurolinguística, que te vão catapultar para outro nível de desempenho neste domínio.

Move-Te

Eis que é chegado o momento de agires. Só conseguirás um emprego se os potenciais empregadores te conhecerem, da forma mais correta.

Vais aprender a fazer um CV fantástico, diferente de todos os outros. Irás perceber o que causa diferenciação numa candidatura, o que faz com que o potencial empregador fique com vontade de te conhecer.

E quando te conhecer, vais arrasar! Sabes porquê? Porque te vamos passar técnicas poderosíssimas que te permitirão revelar todo o teu potencial, num processo de seleção, nomeadamente na entrevista, um dos momentos que mais ansiedade cria aos candidatos a emprego.

Move_te

Mantém-te atualizado sobre as nossas atividades.

Recebe a nossa newsletter.