Suzana Cardoso
Blogger | Apaixonada pela escrita e pela partilha de conhecimentos
Criadora do blog Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
https://www.linkedin.com/in/suzana-cardoso

A carreira é das áreas que mais impacto tem na nossa felicidade (ou na ausência dela…), uma vez que investimos a maior parte do nosso dia, bem como grande parte da nossa vida, no emprego.

Deste modo, para bem se viver, torna-se imperativo descobrir qual a nossa vocação, os nossos talentos e valores, identificar as nossas capacidades e competências, de modo a estarmos em sintonia com todos eles. Por oposição, se estivermos em incongruência, será a garantia do nosso insucesso e infelicidade.

Dado que este exercício de autodescoberta nem sempre é fácil, para evitar continuar a sentir-me como um “barco à deriva no mar”, decidi recorrer ao Coaching de Carreira da TecMinho. Com a ajuda da Patrícia Sousa, a minha Coach, em várias sessões, esmiuçámos este “bicho papão” que parecia não ter solução.

Através de um conjunto de perguntas poderosas e de outras técnicas, que me levaram a um intenso processo de reflexão, ultrapassei bloqueios e alarguei os meus horizontes, começando a vislumbrar outras alternativas, tão claras e que sempre estiveram à frente dos meus olhos. Todavia, eu nunca me tinha apercebido delas.

Graças à Patrícia, não só me libertei das incertezas a nível profissional, como também mudei a minha perceção relativamente a vários aspetos da minha vida pessoal. Interiorizei a máxima de que “objetivos sem um plano de ação são apenas sonhos” e, com isso, tornei-me mais persistente e comprometi-me a agir. Para tal, no final das várias sessões, tendo em conta o meu objetivo, estabelecia um plano de ação com o qual me comprometia a agir. Em virtude desse plano, fui pondo em prática um conjunto de ações, uma vez que a fórmula do sucesso consiste em realizar “ações simples e repetidas diariamente”, mais uma citação que gravei na minha mente.

O término deste processo de Coaching não significou, no entanto, o fim do meu compromisso com a ação. As lições e as reflexões que dele retirei serão aplicadas, continuamente, na minha vida.

Sinto-me profundamente grata por todo este processo orientado pela Patrícia, pois permitiu-me fazer o “clique” na minha mente, que outrora, sozinha, nunca conseguiria fazer. Tal deve-se ao facto de que as perguntas são ferramentas eficazes que nos dão a possibilidade de refletir e, consequentemente, levar-nos-ão à mudança. Contudo, uma importante lição que me foi partilhada é a de que … esta mudança que tanto almejamos, apenas depende de nós e da nossa perseverança em agir.

Compartilhe este post sobre: