Bárbara Couto
Terapeuta | professora de Yoga e Meditação | Formadora | Co-fundadora do Projeto Educar Hoje
https://www.barbaracouto.pt

A história da minha mudança profissional não pode ser contada em linha reta, tem curvas e variantes emocionais constantes, algumas muito importantes e conscientes, outras que ficaram escondidas nas sombras da memória. Conto-a aqui em 10 sintéticos pontos.


Sílvia Monteiro
Investigadora | Docente | Formadora
https://www.linkedin.com/in/sílviamonteiro

A investigação desenvolvida em Portugal tem mostrado que um dos principais motivos para o ingresso no Ensino Superior prende-se com a procura de melhores oportunidades de emprego. De facto, e contrariamente àquilo que tem vindo a ser veiculado por alguns órgãos de comunicação social, a formação superior continua a ser um fator protetor contra o desemprego.

Suzana Cardoso
Blogger | Apaixonada pela escrita e pela partilha de conhecimentos
Criadora do blog Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
https://www.linkedin.com/in/suzana-cardoso

A carreira é das áreas que mais impacto tem na nossa felicidade (ou na ausência dela…), uma vez que investimos a maior parte do nosso dia, bem como grande parte da nossa vida, no emprego.


Patrícia Sousa
Orientadora de Desenvolvimento Humano Integrado | Coach | Formadora
Especialista em Gestão de Carreira no JobLab
https://www.linkedin.com/in/patriciafmsousa

A ação de quem está à procura de emprego é marcada, não raras vezes, por um conjunto de padrões, ainda que inconscientes, que limitam o alcance dos resultados desejados, desencadeando estados de desmotivação. Vejamos alguns!

Rui Pinheiro
Apaixonado pelas temáticas do empreendedorismo e da empregabilidade
Criador do blog O empreendedor bracarense, Responsável pela produção de eventos e parcerias na Startup Braga
https://www.linkedin.com/in/rupinheiro/

Procurar emprego é como embarcar numa aventura náutica.

Em primeiro lugar é necessário que prepares bem a rota, isto é, deves conhecer bem o caminho por onde queres navegar. Por outras palavras, é necessário que investigues e conheças ao pormenor as empresas para as quais vais enviar o teu CV.

Paulo Silva
Facilitador de Desenvolvimento Humano | Coach | Trainer
Coordenador do JobLab – Programa de Aceleração para o Emprego
https://www.linkedin.com/in/lkdpsilva/

A experiência de contacto com jovens em contexto de formação académica e recém diplomados leva-nos a concluir que existem diferentes fases pelas quais um jovem passa na sua relação com o emprego. Centremos a nossa atenção num jovem típico que faz um percurso de formação no ensino superior, que passa, resumidamente por 4 fases:

Paulo Silva
Facilitador de Desenvolvimento Humano | Coach | Trainer
Coordenador do JobLab – Programa de Aceleração para o Emprego
https://www.linkedin.com/in/lkdpsilva/

O conceito de “proposta de valor” está cada vez mais assumido no contexto dos negócios, entre outros aspetos, pelos contributos de Alexander Osterwalder, através dos trabalhos produzidos em torno da sua obra inicial “Business Model Generation”. Trata-se de centrar o negócio no impacto que tem para o cliente, no sentido de responder à pergunta: “porque é que este cliente compra o meu produto/ serviço em vez de comprar o da concorrência?”

Paulo Silva
Facilitador de Desenvolvimento Humano | Coach | Trainer
Coordenador do JobLab – Programa de Aceleração para o Emprego
https://www.linkedin.com/in/lkdpsilva/

Tendo como referência o panorama atual sobre o emprego, a maior parte das pessoas que procura uma atividade profissional, vive na ilusão de agradar a um grande número de potenciais empregadores, na expectativa de despoletar o interesse de algum e, assim, atingir o seu objetivo de conseguir um emprego. Esta tendência é generalizada, pese embora assuma particular destaque nos jovens que estão a concluir a sua formação académica. Com este pensamento em mente, desatam a enviar currículos e candidaturas para tudo quanto é, aparentemente, oportunidades de emprego.

Mantém-te atualizado sobre as nossas atividades.

Recebe a nossa newsletter.